Descrição da intervenção

A intervenção de maior visibilidade e indutora de novos comportamentos realizada na Mouraria foi a requalificação do espaço público, no percurso de atravessamento longitudinal do bairro, entre os largos Adelino Amaro da Costa e do Intendente e espaços adjacentes. O reaproveitamento de materiais e a redução de consumos energéticos consubstanciaram as preocupações ambientais patentes nos projetos. A aposta na melhoria de condições de acessibilidade e de mobilidade foi pensada em função da envelhecida população residente. Esta iniciativa é reforçada com a intensificação das equipas municipais de higiene urbana e com o trabalho realizado de sensibilização junto da população juvenil.

Por outro lado, esta requalificação permitiu a divulgação da Mouraria nas rotas turísticas da cidade, com a criação do Percurso Turístico-Cultural. Foi instalada sinalética direcional e de identificação dos diversos edifícios de valor patrimonial e dos espaços públicos mais relevantes.

Identificados como estruturas identitárias foi promovida a reabilitação e refuncionalização de dois edifícios, onde a marca da história da Mouraria se faz sentir:

Quarteirão dos Lagares, onde foram encontradas estruturas de um jardim datável do séc. XV e cujo edificado apresenta uma planta com características identificáveis com o período islâmico-medieval. As alterações promovidas permitem a instalação do Centro de Inovação da Mouraria, polo de inserção de atividades económicas.

Sítio do Fado na Casa da Severa, instalado na casa onde viveu a fadista Severa e onde se desenvolvem atividades ligadas ao fado.

A Junta de Freguesia de São Cristóvão e São Lourenço, entretanto integrada na Junta de Freguesia de Santa Maria Maior (em outubro de 2013 com a Reforma Administrativa) teve as suas instalações ampliadas, de modo a ter melhores condições para o trabalho que têm vindo a desenvolver com os grupos de risco - jovens e idosos -, através de protocolos estabelecidos com o Município no âmbito da descentralização de competências.

A atribuição de co-financiamento comunitário confere às entidades promotoras das operações o papel de atores na sua divulgação através de um Plano de Divulgação e Comunicação.

Parceria local
logo CMDlogo turismologo renovar Mourarialogo EPULlogo IDTJF1JF Sta JustaJF2JF3
Programa de accao co-financiado pelo FEDER
PorLisboalogo QRENlogo CEE
femdom-scat.net
femdom-mania.net
hot-facesitting.com