aiMouraria / Mensagem do Presidente
Mensagem do Presidente

As obras previstas no Plano de Acção (PA) da Mouraria, aprovado pelo QREN, terão início no último trimestre de 2011 e conclusão no primeiro trimestre de 2013, e incluem: a melhoria do espaço público entre o Largo Adelino Amaro da Costa e o Largo do Intendente, a criação do Centro de Inovação da Mouraria (no Quarteirão dos Lagares), a criação de dois espaços destinados a actividades com jovens e idosos (no Largo dos Trigueiros e na Rua da Guia) e a criação do Sítio do Fado na Casa da Severa (no Largo da Severa). Para além destas intervenções de reabilitação urbana, o PA QREN apoia projectos como o jornal Rosa Maria, sessões de cinema ao ar livre, o futuro percurso turístico-cultural da Mouraria, entre outras iniciativas sociais e culturais. No seu conjunto, o PA QREN representa um esforço de quase 8 milhões de euros, cabendo à CML co-financiar cerca de metade desse valor.

Complementarmente ao PA QREN, a CML encontra-se também a promover outras intervenções de reabilitação urbana na Mouraria, tais como: a reabilitação de oito edifícios de habitação, a adaptação do Antigo Mercado do Chão do Loureiro para silo automóvel e lazer, a reabilitação da Igreja de S. Lourenço (Largo da Rosa), a criação da Oficina da Guitarra Portuguesa (Largo da Achada), a criação de um parque infantil e sénior (Rua do Capelão), a renovação da Praça do Martim Moniz, e o apoio a iniciativas como o Edifício Manifesto (Beco do Rosendo), a Cozinha Comunitária (Rua da Guia) e outros projectos com co-financiamento BIP/ZIP. A esta enorme diversidade de intervenções, que contribuirão decisivamente para a reabilitação da Mouraria, acrescem outras acções, da responsabilidade de outras entidades – por exemplo, a instalação da 1.ª Divisão e Esquadra da P.S.P, no Palácio Folgosa, e as residências Erasmus, no Largo do Intendente. Sem o contributo de todas estas iniciativas e entidades, a reabilitação da Mouraria não seria possível. A todas um grande bem-haja.

São estes projectos, a par da mudança temporária do meu Gabinete para o Largo do Intendente, que poderão gerar a confiança necessária para outras iniciativas e dar um contributo decisivo para a revitalização social da Mouraria. Aliás, como forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e a diminuição dos fenómenos de pobreza e exclusão social, está também em curso um Plano de Desenvolvimento Comunitário da Mouraria, que envolve um consórcio muito alargado de parceiros a actuar no território e conta com um orçamento de 1 milhão de euros para os próximos dois anos. Pretende-se tornar a Mouraria um território mais inclusivo, mais atractivo e mais seguro para todos. A Mouraria vai mesmo mudar para melhor!


António Costa
Setembro de 2011

Parceria local
logo CMDlogo turismologo renovar Mourarialogo EPULlogo IDTJF1JF Sta JustaJF2JF3
Programa de accao co-financiado pelo FEDER
PorLisboalogo QRENlogo CEE
femdom-scat.net
femdom-mania.net
hot-facesitting.com